Governo retomará concursos públicos em 2018. Confira!

Uma ótima notícia para os concursandos foi anunciada na última segunda (30), de acordo com o Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, novos concursos terão editais publicados em 2018, ele afirmou ainda que as seleções são necessárias em virtude das diversas aposentadorias de servidores que já aconteceram e as que ainda acontecerão.

Novas vagas de concursos públicos em 2018 é sem dúvida uma excelente notícia e aumentam as expectativas em torno do anúncio das seleções mais aguardadas como Polícia Federal, PRF, Receita Federal etc. Além disso, é mais um incentivo a todos os concursandos que não desistem dos estudos, e estão sempre se preparando para os novos certames.

O ministro acrescentou ainda que a abertura de vagas estará sujeita a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o documento com o projeto já foi encaminhado ao Congresso Nacional e traz no seu Anexo V, diversas autorizações e admissões para 2018.

Projeto orçamentário para 2018

O governo estima um gasto de R$ 600 milhões para a realização de novos certames, ou seja, investirão essa quantia com o objetivo de contratar profissionais que serão selecionados pelos futuros concursos. Segundo o ministro os órgãos a serem contemplados com os novos concursos ainda não estão definidos, ele afirmou que a oferta de vagas será feita mediante a necessidade de cada instituição analisada.

O envio do PLOA (projeto de Lei Orçamentária Anual) acontece todos os anos, como dito anteriormente, o PLOA de 2018 já foi enviada ao Congresso Nacional, que deve analisar e votar até 22 de dezembro deste ano. Sendo depois encaminhado para sanção presidencial.

Quais concursos sairão em 2018?

São milhares de vagas previstas, cerca de 6.564 para criação e 4.404 para provimento em diversos cargos, sejam eles nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Entre as oportunidades previstas temos os seguintes concursos (Para saber mais informações clique sobre o concurso):

Câmara dos Deputados

Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)

Senado Federal

Polícia Federal (PF)

Polícia Rodoviária Federal (PRF)

♦ Receita Federal do Brasil (RFB)

Ministério Público da União (MPU)

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Supremo Tribunal Federal (STF)

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

 

Além das ofertas acima estão previstas vagas para diversos Tribunais Federais, da Justiça, do Trabalho etc. Para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

Note que são estimativas e as ofertas podem ser ainda mais abrangentes. Outro ponto a se destacar trata-se das nomeações que devem ocorrer de forma escalonada, com isso as vagas serão preenchidas entre os anos de 2018 e 2019.

Portanto se seu objetivo é alcançar uma das vagas na carreira pública, esta é a sua chance. Antecipar sua preparação será o grande segredo do sucesso, com isso, você deixará todos os seus concorrentes para trás.

Dedique-se e seu sonho será realizado! Bons estudos!

 

Você também pode gostar...