Agente Penitenciário agora será Polícia? Entenda!

Grande notícia aos já concursados na área e aos que desejam ingressar na carreira de Agente Penitenciário. Foi aprovado na última terça (24), em segundo turno no Senado, a PEC 14/2016 que transforma Agentes Penitenciários Federais, Estaduais e Distritais em Policiais Penais.

A PEC agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

De autoria do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) a PEC prevê igualar os direitos de Agentes e Policiais, determinando funções que antes eram apenas de Policiais para Agentes como as atividades de guarda e escolta de presos. Cássio ainda afirmou que a profissão de Agente Penitenciário ocupa o segundo lugar das atividades mais estressantes do mundo, atrás apenas dos mineradores.

A mudança beneficiará o Distrito Federal e todas as outras 26 unidades da Federação.

Quais as mudanças que ocorrerão com a PEC?

Entre as mudanças que ocorrerão para o cargo estão a alteração da expressão “Polícia Penitenciária” para “Polícia Penal”. Além disso, os Policiais Penais farão jus a aposentadoria especial.

Com estas mudanças os concursos para Agente, futuro Policial Penal, será ainda mais atrativo, e com certeza, terá uma concorrência mais acirrada, um dos mais esperados é o do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que tem edital previsto para até o final deste ano e ofertará cerca de 1.430 vagas.

Outro que será publicado em breve é o concurso da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) em que terá a oferta de centenas de vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária.

» Antecipe sua preparação com a Apostila Agente Penitenciário MG «

De acordo com o Senador Reguffe (sem partido-DF), a aprovação da PEC beneficiará não somente os Agentes, mas toda a sociedade.

Portanto se seu desejo é ingressar nesta área, foque na sua preparação e fique atento(a) aos editais que em breve serão divulgados. Confira as matérias básicas cobradas nos concursos para Agente e comece já seus estudos:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Legislação Penal;
  • Conhecimentos Específicos.

Bons estudos! 😍

Você também pode gostar...