Comentários o sobre concurso de Policial Legislativo da Câmara

A Câmara dos Deputados fez publicar edital para o cargo de Policial Legislativo.

Entre os vários elementos de interesse nessa carreira podemos destacar:

– a remuneração expressiva de R$ 12.000,00 (com possibilidade de gratificações pelo exercício de funções comissionada e cargos de Supervisor ou Diretor de Coordenação).

– a exigência de escolaridade de nível médio (provavelmente não há, no serviço público federal, cargo de nível médio com esse padrão remuneratório).

Evidentemente, nesse cenário a competição será acirrada e, sem dúvida, candidatos com nível superior estarão na disputa.

Matérias como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico e legislação penal e processual penal serão fundamentais, mas um ponto é importante ressaltar: esses conteúdos são comuns a diversos outros concursos, como Agente de Polícia Civil, Agente de Polícia Federal e outras carreiras policiais. Para essas áreas temáticas, a Vestcon já oferece, tradicionalmente, ao mercado, os melhores e mais eficientes materiais de preparação, entre eles o meu livro Constituição Federal em Esquemas, que é ideal aos candidatos por ser muito objetivo, técnico e completo, especialmente considerando o pouco tempo de preparação deixado pela banca examinadora.

Mas um ponto que deve merecer especial atenção dos candidatos é que, se há matérias comuns a outros editais, há outras muito específicas dessa prova da Câmara, quais sejam a parte do Regimento Interno que será cobrada e a Resolução nº 18 e seu Anexo I, além da prova discursiva.

A Vestcon, por meu intermédio, preparou um material especial para esses conteúdos, apresentando essa legislação esquematizada e comentada, além de um curso especial para a prova discursiva, que ministrarei juntamente com o Professor Everardo Leitão.

Nas aulas presenciais relativas à parte da Legislação (Direito Constitucional, Regimento e Resolução 18), eu abordarei a matéria de forma metodológica, usando o meu sistema de esquematização. O processo legislativo será mostrado em fluxogramas extremamente claros e fáceis de entender. Quanto ao Regimento, também em fluxograma, explicarei o processo do art. 251 (procedimento no caso de prisão em flagrante de Deputado Federal) e outros tópicosindispensáveis ao candidato, como o organograma do departamento de polícia legislativa, em suas diversas coordenações, serviços, seções e funções comissionadas.

Prepare-se com especialistas! Prepare-se conosco.

Você também pode gostar...