Concurso PC-DF: Pedido com 2.100 vagas segue em análise!

Muita atenção concursandos do Distrito Federal! O novo concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) deverá acontecer breve!

De acordo com o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, o certame aguarda autorização da equipe de governança do GDF para divulgar edital com 2.100 vagas, sendo 1.750 para Agentes e 350 para Escrivães, ambos com exigência de nível superior e ganhos de até R$ 8,2 mil!

Qual a previsão do edital?

Os trâmites do novo certame já estão em andamento. No dia 12 de janeiro de 2018, após permanecer 52 dias em análise caberá agora à Divisão de Orçamentos e Finanças (DOF) o parecer sobre a viabilidade do concurso.

A Diretoria-Geral da corporação já anunciou que pretende lançar o concurso da PC-DF em 2018. Ainda segundo o diretor Eric Seba, o objetivo é que tudo esteja pronto na maior brevidade possível. Contudo, o quantitativo, conforme o Sinpol-DF, ainda não é suficiente para preencher o déficit.

Déficit na Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF)

A renovação, segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), é necessária porque o quadro de servidores da corporação está defasado em 50%. “Tivemos muitas aposentadorias e também é preciso fazer uma reposição contínua. O ideal seria termos 8,9 mil Agentes. Hoje, no entanto, contamos com cerca de 4,5 mil, sendo que 300 estão no sistema penitenciário”, explicou o presidente da entidade, Rodrigo Franco.

Ainda de acordo com o presidente do Sinpol existe a necessidade de se abrir o concurso PC-DF, mas o número de cargos ainda é insuficiente. “São quatro mil vagas hoje. Essas contratações devem ser concluídas somente em dois anos, quando o déficit será ainda maior”, explica.

Até 2020, mais mil policiais devem se aposentar, conforme o sindicalista. “O que o governo está fazendo é para tentar manter o número de policiais que hoje está na ativa”, observa. No ano passado, 350 servidores se aposentaram. Nos três primeiros meses deste ano, já foram 150.

A área meio da corporação também está carente, de acordo com Franco. “Precisamos de um concurso para a área de apoio, do administrativo. Só assim, ser possível concentrar mais policiais na atividade-fim”, destaca. A falta de efetivo, ele diz, tem sido pauta constante do sindicato, “porque quem sai perdendo mesmo é a sociedade”, completa.

Polícia Civil DF já não possui cadastro reserva

O governo de Brasília nomeou 143 policiais civis, segundo publicação no Diário Oficial do Distrito Federal. São 118 Agentes e 25 Escrivães, dos quais sete foram convocados por decisão da Justiça. Todos são aprovados do último concurso da categoria, feito em 2013 e homologado em 2014. Com isso, fica zerado o cadastro de reserva do certame, com exceção dos candidatos sub judice.

Atualmente a Polícia Civil do Distrito Federal conta com cerca de 4,9 mil policiais em diversas carreiras — Delegado, Agente de Polícia, Agente de Custódia, Perito, Médico Perito, Papiloscopista e Escrivão.

Concurso PC-DF 2018

De acordo com o pedido do certame, que aguarda autorização, serão abertas 2.100 vagas, sendo 1.750 para Agentes e 350 para Escrivães, ambos com exigência de nível superior e ganhos de até R$ 8,2 mil!

Contudo, o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) poderá oferece vagas também para os cargos de Delegado, Agente de Custódia, Perito, Médico Perito e Papiloscopista.

Como serão as Provas do Concurso PC-DF?

Com base no último concurso, a avaliação será por meio de provas objetivas, compostas por questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa; noções de informática; raciocínio lógico; atualidades; noções de direito constitucional; direito administrativo; direito penal; direito processual penal; legislação específica; e legislação penal extravagante.

Além da avaliação objetiva, haverá ainda prova discursiva, teste de capacidade física, exames biométricos, avaliação médica e psicológica, investigação social, avaliação de títulos e curso de formação.

Último Concurso PC DF

O último certame da categoria aconteceu em 2013 e foi homologado em 2014. Na ocasião, a oferta foi de 300 vagas para o cargo de Agente Policial. Desse total, 15 foram reservadas aos portadores de necessidades especiais. Houve ainda, formação de cadastro reserva com 600 classificados.

A avaliação, por meio de prova objetiva, teve valor total de 120 pontos, porém, foi necessário tirar nota mínima de 12 em conhecimentos básicos, 18 em conhecimentos específicos, e ao total 36 pontos. A prova discursiva valia 40 pontos, os candidatos precisaram obter no mínimo 12.

Além das provas objetiva e discursiva, houve ainda teste de capacidade física, exames biométricos, avaliação médica e psicológica, investigação social, avaliação de títulos e curso de formação.

Fique ligado! Mais informações sobre o Concurso PC-DF em breve! Aproveite esse tempo para dar início a sua preparação, desta forma, quando o edital sair você terá vantagem de já estar habituado ao ritmo de estudos!

Bons estudos!

Você também pode gostar...