Concurso PC-DF 2018 tem novo avanço! 2.100 vagas e até R$ 8,2 mil

A PC-DF – Polícia Civil do Distrito Federal sofre, assim como as demais corporações de segurança pública, com a baixa no efetivo e busca autorização para o seu novo Concurso. É esperada autorização para 2.100 vagas com salários de até R$ 8,2 mil para quem possui Nível Superior.

Andamento do Concurso PC-DF 2018

O protocolo de autorização para o novo Concurso vem se arrastando desde 2016, sendo que o último Concurso foi realizada em 2014 e homologado em 2016. Porém, somente em fevereiro de 2018 o protocolo de pedido para autorização chegou a Secretaria do Planejamento do Distrito Federal – SEPLAG e agora, no último dia 12 de abril 0 processo teve nova movimentação, chegando a Casa Civil.

É crescente a expectativa para o novo Concurso da PC-DF e, segundo informado pelo próprio diretor geral da instituição, Eric Seba, durante evento do dia da Polícia Civil, o mesmo corre com os preparativos para que o Concurso seja autorizado e divulgado ainda este ano. A instituição já informou que pretende lançar o novo edital ainda em 2018.

Distribuição das vagas

De acordo com a informação passada pelo setor de comunicação da corporação, são esperadas 2.100 vagas para o novo certame. A distribuição dessas vagas seguiria da seguinte forma:

  • Agente de polícia – 1.800 vagas
  • Escrivão – 300 vagas

Por conta da prorrogação divulgada no Diário Oficial do DF do último dia 20 de março de 2018, onde os cargos de Papiloscopista, Delegado e Médico – Legista tiveram a validade do último certame estendida por 18 meses, estes cargos não devem ser contemplados no próximo concurso, sendo assim, são esperadas vagas apenas para Agentes de Polícia e Escrivão.

Vale ressaltar que a quantidade de vagas depende de uma avaliação do orçamento disponível do Governo, sendo assim, a publicação do edital pode não contemplar todas as vagas solicitadas.

Deficit de Servidores

Atualmente, o deficit de servidores chega a mais de 4 mil, conforme informação passada pelo setor de comunicação da corporação, em alguns casos o deficit é maior do que a quantidade de vagas solicitadas ao governo.

No caso, por exemplo, de Agente de Polícia chega a mais de 2.800 cargos vagos e a solicitação é de apenas 1.800 vagas, ficando ainda, um deficit de 1.000 servidores apenas para esta função.

Segundo Rodrigo Franco, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), estes cargos a serem preenchidos seriam apenas uma tentativa do governo de manter o efetivo atual na ativa, assim, a corporação continuaria com o deficit de servidores.

Na sua visão, seria necessária a contratação de mais de 4 mil servidores, visto que o quadro de efetivos estaria defasado em 50%, sendo de 8,9 mil o efetivo ideal e, no entanto, atualmente são apenas 4,5 mil cargos ocupados.

Além do atual deficit, até 2020 são esperadas mais 1.000 aposentadorias, o que deixaria ainda mais crítica a situação. Somente no último ano foram 350 aposentadorias e no início deste mais 150. Segundo Franco, não é apenas os cargos de função-fim que precisam ser renovados, os cargos das áreas administrativas também necessitam de novos servidores para que seja possível colocar uma quantidade maior de policias nas suas atividades específicas.

Atribuições do cargo de Agente de Polícia

Entre as atribuições de um Agente de Polícia, encontra-se as seguintes funções:

  • Investigar ações possíveis de infração penal
  • Dar assistência a autoridades no cumprimento de Ordens Judiciais
  • Coordenar e executar ações de natureza policial e/ou de segurança pública
  • Executar intimações e notificações de fatos sob investigação policial
  • Dirigir veículos automotores durante operação
  • Participar de operações policiais
  • Dar apoio as autoridades policiais sempre que necessário

Além das citadas acima, há ainda mais funções a serem executadas por um Agente de Polícia, contudo, estas são as de maior relevância.

Atribuições do cargo de Escrivão

Entre as atribuições de um Escrivão, encontra-se as seguintes funções:

  • Cumprimento das formalidades legais da Polícia Judiciária inclusa em inquéritos
  • Processos Administrativos
  • Serviços cartorários e de apoio a autoridade policial
  • Outras atribuições específicas conforme regulamento interno

Considera-se estas, as principais atividades executadas por um Escrivão, o regulamento interno contempla outras funções as quais não foram abordadas neste artigo.

Prova do Último Concurso PC-DF

A prova do último certame, a qual se espera que a próxima tenha as mesmas diretrizes, contemplou questões de conhecimentos básicos e específicos, de acordo com o cargo, contendo as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de informática
  • Raciocínio lógico
  • Atualidades
  • Noções de Direitos Constitucionais
  • Direito Administrativo, Penal e Processual Penal
  • Legislação específica
  • Legislação penal Extravagante

Além da prova objetiva, para o cargo de Agente de Polícia, deve-se esperar o exame de aptidão física. Pode-se esperar também que haja prova de títulos de carácter classificatório, e, a exemplo dos demais concursos policiais, investigação social com caráter eliminatório.

Último Concurso da Polícia Civil do Distrito Federal

O Último Concurso realizado para a PC-DF contou com 300 vagas para o cargo de Agente Policial, sendo 15 delas reservadas a portadores de necessidades especiais. Foram disponibilizadas também, 600 vagas para formação de cadastro de reserva.

A prova objetiva contou com 120 pontos e, além dela, houve prova de aptidão física, exame psicológico, avaliação médica, prova de títulos e investigação social.

Você também pode gostar...