Concursos 2018: sai ou não sai???

Fonte: Exame Abril

Após um período em que os concursos ficaram suspensos (2016 e 2017) o Ministério do Planejamento anunciou no final do mês de outubro que, em 2018, os certames voltarão e com excelentes oportunidades para os concursandos. 2018

Mas com tamanha oferta a concorrência irá aumentar? Provavelmente, pois muitas pessoas estão buscando estabilidade financeira e a carreira pública possibilita isso, dessa maneira, a busca por concursos públicos tem aumentado a cada dia e com uma maior oferta, a demanda por candidatos serão ainda maior.

De acordo com Marco Antônio Araújo Júnior, presidente da Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos) o governo deve anunciar os concursos com cautela, mas é importante ressaltar que mesmo com as restrições, 2017 ofertou vários certames, com a diferença que o número de vagas foi menor que o normal.

Contudo se você é concursando e aguarda a sua vez de assumir uma vaga na carreira pública, 2018 vem com tudo e promete grandes concursos de grandes órgãos públicos!

Milhares de vagas em 2018

Estudiosos declaram que segundo pesquisas na área de concursos públicos, após um período de restrição na abertura dos processos seletivos sempre há uma oferta explosiva de vagas. Diante disso, é nítido que os concursos no próximo ano tendem a ocorrer com maior frequência.

Importante mencionar que devido as mudanças nas regras da previdência e consequentemente na aposentadoria, muitos efetivos em condições de solicitar o auxílio já o fizeram e no decorrer dos próximos anos centenas de outros o farão. Esse fato proporcionará mais oportunidades para os futuros concursados.

Além disso, alguns órgãos tradicionais já estão com seus concursos atrasados é o caso da Polícia Federal, que para os cargos de Perito, Escrivão e Delegado a última seleção foi em 2012, para Agente a última seleção ocorreu em 2014.  Temos também a Polícia Rodoviária Federal que não abre vagas desde 2013 e, por fim, a Receita Federal que não realiza concurso desde 2014 e precisa urgentemente repor seu quadro de servidores.

2018 é ano eleitoral pode ter concurso? Pode sim, porém há algumas restrições quanto a posse, confira todas as informações » clicando aqui «

Como será a concorrência?

Outras seleções bastante aguardadas pelos concursandos e que certame serão anunciadas em 2018 são AGU (Advocacia Geral da União), MPU (Ministério Público da União), STF (Supremo Tribunal Federal), STJ (Superior Tribunal de Justiça) entre outros como o INSS. Serão concursos com altos salários e com concorrência bastante acirrada.

Um ponto a ser ressaltado é que muita dessa concorrência será composta por concursandos despreparados e inexperientes, e isso eleva ainda mais as chances de quem se prepara com antecedência. Sem contar ainda com a enorme lista de candidatos que se inscrevem e não comparecem ao exame, por exemplo, no último concurso da Receita Federal mais de 50% dos inscritos não compareceram no dia da prova.

No Brasil não há cultura de estudo o que contribui para o despreparo de muitos candidatos, mesmo assim, muitas pessoas estão compreendendo que concurso público se trata de um projeto a longo prazo e exige extrema dedicação.

Dessa forma a melhor maneira de concorrer efetivamente a uma das vagas é com uma preparação contínua e iniciada muito antes do edital ser publicado.

Bons estudos e vem com tudo 2018! 😊

Você também pode gostar...