Dicas Vestcon! Como escrever uma Redação

Escrever uma redação se torna ainda mais complicado quando não temos ideia de como ocupar as linhas em branco a nossa frente. Portanto a Vestcon elaborou este artigo especialmente para você visando trazer de forma mais clara como escrever uma redação, além de algumas dicas úteis na criação de textos.

Estrutura de uma Redação

Embora pareça muito complexa, uma redação segue uma estrutura básica que precisa ser respeitada, sendo ela:

Número de Parágrafos

O ideal é que a sua redação contenha quatro parágrafos, obrigatoriamente ao menos três, sendo introdução, desenvolvimento e conclusão. Não é uma regra, ou seja, você pode criar mais de três parágrafos, mas lembre-se, quanto menos conciso for o seu texto maior a possibilidade de você se perder no caminho e criar um texto prolixo e sem nexo, seja objetivo. Não é indicado que o seu texto tenha menos do que três parágrafos.

Entenda como desenvolver os parágrafos:

  • Introdução: Na introdução do texto, como o próprio nome já diz, você deverá introduzir o assunto ao qual discorrerá no desenvolvimento do seu texto. A introdução deve ser um breve adentro do todo, ou seja, de forma bem simples e sem muitos detalhes, você deverá informar ao leitor qual é a ideia do texto, dizendo-lhe qual assunto será abordado. Procure não ser muito extenso para não ser repetitivo, faça apenas uma alusão ao restante do conteúdo.
  • Desenvolvimento: É aqui, neste parágrafo, que você deverá expor suas ideias. Após a Introdução o leitor já saberá o que vai encontrar pela frente, agora é a parte onde você esclarece o assunto abordado com detalhes. Se a sua redação é sobre uma notícia, neste ponto você deverá entrar em detalhes, informando o acontecido com clareza, é muito importante seguir uma linha de raciocínio para evitar de dar voltas em torno do assunto, o chamado “encher linguiça” elucide os fatos ou ideias.
  • Conclusão: A conclusão é o final do seu texto, onde será posto o ponto final. Você fez uma introdução a um assunto, desenvolveu sobre ele expressando os fatos ocorridos e ideias, agora você precisa finalizar este assunto. Para fazer a conclusão do seu assunto, você deve voltar a introdução e ao assunto principal do desenvolvimento do texto, como assim? Calma que tem explicação.Para concluir o texto você pode voltar ao ponto de início, fazendo uma referência ao modo como o assunto começou, por exemplo, uma conclusão para este artigo poderia ser:

“Sendo assim, vimos que, em se tratando de prestar concurso público, não há como fugir a uma redação (introdução) e que para escrever uma boa redação é necessário um conhecimento sobre a sua estrutura (Desenvolvimento) e que somente a prática a escrita nos levará a perfeição ao expor nossas ideias em um pedaço de papel ou tela de computador (conclusão).”

Como você deve ter percebido, o texto foi finalizado e há nele uma conclusão, ou seja, o objetivo encontrado ao final da leitura.

Como é avaliada a Redação

Você Sabia?

A maior parte da pontuação de uma redação não é formada pelos erros ortográficos. Não se preocupe em utilizar de palavras difíceis e de escrita complicada, há pontos mais importantes que são avaliados, sendo a ortografia apenas um deles.

Ao avaliar uma redação, será julgada a coesão do texto, ou seja, se você começou o seu texto falando sobre laranjas não pode terminar com goiabas. Seja fiel ao tema proposto e ao assunto abordado na introdução do mesmo, o que acontece em muitas vezes é que a introdução traz um assunto, porém o desenvolvimento foge totalmente ao proposto, lembre-se, a introdução deverá trazer de forma abreviada o conteúdo sobre o qual irá discorrer, assim, você não deve começar a introdução sobre um assunto e fazer o desenvolvimento sobre outro.

Outro ponto a ser avaliado é a condução do texto. O objetivo de um texto é sempre levar ao leitor uma leitura agradável que lhe proporcione fluidez, assim sendo, procure seguir uma linha de raciocínio de forma a expor as suas ideias sobre o assunto com clareza, pense sempre que o mais importante é o entendimento daquilo que está sendo passado.

Começo, Meio e Fim

O seu texto deve ter início, meio e fim, ou, em outras palavras, introdução, desenvolvimento e conclusão.  Para o desenvolvimento não há problemas em utilizar mais de um parágrafo, contando que não se perca no assunto, evite também, repetições.

Letra legível e rasuras também são avaliados. É muito importante para a leitura de um texto que a escrita esteja de fácil compreensão, sendo assim, aquele caderno antigo de caligrafia ajuda bastante, além é claro, que a sua prova não deverá conter rasuras ou borrões que irão contar pontos negativos.

Ortografia

É evidente que também será avaliada os erros ortográficos, mas não sendo este o ponto de maior relevância. Neste ponto, a melhor forma é praticar, ler e escrever lhe trará luz a novas palavras e novas formas de construir seus textos, portanto, se você busca ter um texto bem escrito, a leitura e a prática da escrita são fundamentais. É obvio também, que uma letra legível é avaliado, afinal, nenhum avaliador perderá tempo decifrando escritos.

Uma dica para quando errar a escita, digo, escrita, de uma palavra é usar do artifício que acabei de lhes apresentar. Você não deve rabiscar uma palavra em uma prova de redação, sendo assim, ao perceber um erro ao escrever uma palavra, use “,digo,” e corrija a palavra escrita de forma errônea. Usar deste artifício fará com que o avaliador entenda que o erro se deu por um descuido e não por falta de conhecimento. É importante lembrar que a sua prova não deverá conter infinitas vezes digo, digo, digo, digo, …

Há ainda outros fatores utilizados ao avaliar uma redação, neste artigo buscamos trazer os que consideramos serem os pontos que mais geram dúvidas durante a construção de um texto. É evidente que este artigo por si só, não lhe traga todo o conhecimento necessário para a construção do seu texto, outros conhecimentos devem ser atribuídos e, por via das dúvidas, continue praticando.

Dicas para escrever uma redação

1 – Treine bastante

Assim como para as demais ações que cercam o nosso dia, a prática leva a perfeição. A melhor forma de conseguir uma boa redação é escrevendo. Assim sendo, pratique. Não há necessidade de conteúdo específicos ou temas muito elaborados, você pode criar uma boa redação a partir de temas conhecidos, como notícias recentes ou fatos atuais, a ideia é exercitar a escrita. Você perceberá que quanto mais escreve, mais fácil se torna, as palavras começaram a surgir com mais facilidade à medida que as for utilizando.

2 – Organize suas ideias

O mais importante antes de começar a escrever é organizar a forma como fará. Pense primeiramente na construção do seu texto e na ideia que deseja passar com ele, e é só então comece a escrever. Definir a linha de raciocínio que seguirá tornará mais fácil a sua escrita.

3 – Seja coeso

O seu texto deve ter coesão, ou seja, o mesmo assunto do início ao fim, um dos principais problemas das redações é não conseguir manter o assunto e fugir do tema durante a escrita, sendo esta considerada uma falha grave.

4 – Seja conciso

Uma redação não precisa ter infinitas linhas (grande parte delas tem a quantidade de linhas definidas). Lembre-se sempre, quanto maior for o seu texto, maior a possibilidade de você se perder no caminho e acabar fugindo do tema, tente passar a sua mensagem de forma clara e objetiva.

 5 – Obedeça aos parágrafos

Ainda continua valendo a velha regra de um dedo antes do parágrafo, sempre que começar o seu texto. Outro ponto importante é não ultrapassar as linhas, nem em quantidades e nem a sua lateral, você deve seguir a risca o espaço delimitado para o preenchimento do texto.

6- Nunca fuja do tema

Normalmente uma redação terá um tema proposto, vale ressaltar dois aspectos. O primeiro é que o tema não é título, sua redação obrigatoriamente deverá conter um título que seja coerente com o restante do texto. O segundo é que o tema proposto deverá ser de relevância para o título e o texto, ambos deverão seguir de acordo com o tema, fugir ao tema proposto é um grande problema e por mais bem escrita que esteja a sua redação, de nada valerá se não for sobre o tema indicado.

7- Revise o seu texto

Sempre leia o que escreveu, é fundamental a leitura após a escrita, pois é muito comum que alguns erros de concordância só sejam percebidos durante a leitura o que torna imprescindível a revisão do seu texto antes de entregá-lo.

8- Evite Frases de efeito

Procure escrever o texto de forma simples, a escrita objetiva trará um maior entendimento sobre o assunto, frases muito complexas ou de efeitos podem ser prejudiciais a leitura.

Esperamos que este artigo te ajude na conquista da sua aprovação, se achou ele útil, compartilhe com seus amigos.

Continue nos acompanhando e bons estudos!

Você também pode gostar...