Concurso MPU 2017 – Tudo o que você precisa saber

Se está ansioso(a) pela publicação do edital do concurso do Ministério Público da União (MPU), é bom ficar atento(a), o documento está muito próximo de ser lançado. Lembrando que o certame já está autorizado e tem a comissão interna definida.

A oferta será para as carreiras de Técnico e Analista com exigência de nível médio e superior, respectivamente. A boa nova está com relação a validade do último concurso que encerra neste sábado (05), com isso, e como já é tradição do órgão, os preparativos para a escolha da banca e consequente anúncio da seleção começam na próxima segunda (07).

Como acontece há anos o MPU tem sempre um quadro de cadastro reserva válido possibilitando a convocação dos excedentes de acordo com a necessidade. Importante mencionar que o órgão nomeou um número muito expressivo de candidatos aprovados do concurso de 2013, ocorrendo até agora a alguns dias atrás. Sendo assim, é importante garantir uma boa classificação no concurso MPU, mas saiba que ficando entre os excedentes suas chances de nomeação serão muito grandes. Então apostilas… cursos e lápis na mão… “bora” estudar! 😊

Antecipe sua preparação com materiais 100% atualizados e focados no último concurso MPU, confira:

» Apostila MPU – Apoio Técnico Administrativo
» Curso Online MPU – Apoio Técnico Administrativo
» Curso Online MPU – Analista – Apoio Jurídico
» Mapa Mental MPU – Apoio Técnico Administrativo 

Edital concurso MPU

A previsão do MPU é elaborar o edital tão logo contrate a organizadora, sendo a mais cotada o Cebraspe, antigo Cespe/UnB, são previstas mais de 860 vagas no novo certame. A perspectiva é de que ocorram muitas contratações, pois atualmente são cerca de 1.700 cargos vagos, sendo 500 técnicos administrativos e 1.200 Analistas de Direito.

Esta é uma excelente oportunidade para quem possui nível médio completo ou superior, deseja estabilidade, pois o regime de contratação é estatutário e ainda terá garantido uma ótima remuneração. Além disso, os servidores do MPU têm direito a diversos benefícios, incluindo gratificações.

A oferta de vagas contemplará os cargos de Técnico Administrativo que exige nível médio e Analista de Direito exigindo-se graduação na área.

Salários MPU

A lei 13.316/2016 implementou um reajuste na remuneração dos servidores do MPU. O reajuste total foi de 12% dividido em parcelas, sendo a última parcela paga a partir de 1º de janeiro de 2019 que alcançará o valor de R$ 11.345,90 para Analista e R$ 7.260,41 para Técnico. Além de estabilidade, o servidor do MPU tem direito a evolução remuneratória.

Últimos Concursos MPU

Os últimos concursos MPU aconteceram em 2013 e 2015. Todos foram realizados pela banca CESPE/UnB. Ao todo foram registrados quase 300 mil inscritos, sendo a maior parte concorrentes ao cargo de Técnico.

Em 2013 o Ministério Público da União (MPU) realizou dois concursos. O primeiro para os cargos de Analista – Apoio Jurídico (Direito) e Técnico Administrativo, nível médio, que tem validade encerrada agora em agosto de 2017.

Em 2015, o Ministério Público da União realizou mais um certame, também organizado pelo Cespe, para os cargos de Analista – Área Atuarial, Finanças e Controle e Engenharia Química e para Técnico – Área Segurança Institucional e Transporte.

Como estudar para o concurso MPU

Quem é concursando sabe muio bem que estudar para concurso não é tarefa fácil, exige muita dedicação, disciplina e, ainda, abdicação de muitas coisas na vida, como lazer, festas, finais de semana etc., mas quem passa diz: “todo sacrifício vale muito a pena”. Considere as dicas abaixo durante sua preparação:

  • Defina as horas que você se dedicará por dia aos estudos. Lembre-se o importante é a qualidade e não apenas a quantidade de horas estudadas, muitas vezes improdutivas.
  • Foque 100% no edital, seja no anterior para o caso de concursos previstos, priorize materiais que estão totalmente de acordo com o conteúdo programático.
  • Organize seu plano de estudos. Hoje grande parte dos concursandos trabalham, portanto, tente dedica ao menos 2 horas para os estudos. Mas que isso seja religioso em sua vida.
  • Faça revisões constantes das matérias estudadas. No sue plano de estudos deixe o sábado para revisar as matérias estudadas durante a semana.
  • Pratique muito realizando questões de provas anteriores. A prática favorece a compreensão dos assuntos estudados, além de facilitar a memorização.
  • Tenha foco, prepare-se e alcançará sua aprovação. Mantenha-se motivado, pense no futuro que terá e no futuro que poderá proporcionar a sua família.

Bons estudos! 😉

Você também pode gostar...