O que cai na prova Agente Penitenciário MG

Boa notícia aos concursandos mineiros. Estima-se que o terceiro concurso Agente Penitenciário MG está prestes a ter o edital publicado, ainda em 2017, com oportunidades para ensino médio e remuneração de R$ 4 mil!

Neste artigo você terá acesso a todo conteúdo programático para o concurso de Agente Penitenciário, que foi cobrado no último certame, podendo desta forma, iniciar sua preparação de forma eficaz e garantir sua vaga!

Edital concurso Agente Penitenciário MG

Para cumprir acordos com o Ministério Público, o Governo do Estado de Minas Gerais propôs a realização de três concursos públicos consecutivos para substituição de Agentes de Segurança Penitenciário (58,15% dos 17.042 profissionais atuantes são terceirizados) contratados por efetivos (concursados). O primeiro certame aconteceu em 2012, oferecendo 3.410 vagas. Já o segundo, no final 2013 foram 3.535 vagas.

O próximo certame Agepen-MG deve ocorrer muito em breve, pois os contratos de mais de 1.800 Agentes não podem ser mais renovados e o prazo de validade desses contratos encerram em dezembro de 2017. Uma vez abertas, as oportunidades serão para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário. A remuneração inicial será de R$ 4.098,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva, o que incluí o período noturno, sábados, domingos e feriados.

Será necessário que o candidato possua certificado de ensino médio ou curso profissionalizante, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, exige-se do profissional, ética, boa idoneidade, conhecimentos de primeiros socorros, saber lidar com pessoas agressivas, organização, conhecimento de sistema de alarmes, condicionamento físico compatível para o cargo, ter noções de defesa pessoal, saber trabalhar com situações de risco, entre outras.

Entre as atribuições do cargo estão: auxiliar no tratamento penal, a custódia do preso, vigiar os detentos, realizar escolta para hospitais, velórios e audiências judiciais, manter um controle de objetos que entram no presídio, monitorar os presos nas atividades diárias, comunicar as ocorrências, entre outras atividades. De forma geral, o agente penitenciário é responsável pela organização do presídio. Entre seus deveres encontram-se, manter a disciplina e a segurança da unidade, zelar pela integridade física e moral de funcionários e visitantes.

» Prepare-se para o Concurso Agente Penitenciário MG «

O que cai na prova Agepen-MG

Para facilitar sua rotina de estudos, segue uma lista do conteúdo que envolve cada uma das disciplinas cobras na prova objetiva. Confira:

Disciplina de Língua Portuguesa

Interpretação de texto. Ortografia, acentuação e pontuação. Processo de formação de palavras. Emprego das classes de palavras. Sintaxe de concordância e de regência. Uso e colocação do pronome. Uso dos tempos e modos verbais. Estrutura do período e da oração. Redação (domínio da expressão escrita) – Variação linguística: modalidades do uso da língua e adequação linguística. Tópicos de língua portuguesa padrão. Adequação conceitual. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. Seleção vocabular.

Disciplina de Conhecimentos Gerais

Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, e alterações posteriores: Título II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Capítulo I: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Capítulo II: Dos Direitos Sociais; Capítulo III: Da Nacionalidade; Título III: Da Organização do Estado; Capítulo I: Da Organização Político Administrativa; Capítulo VII: Da Administração Pública; Seção I: Disposições Gerais; Seção II: Dos Servidores Públicos; Título VIII: Da Ordem Social; Capítulo I: Disposição Geral; Declaração Universal dos Direitos Humanos; Lei Estadual nº 869, de 05 de julho de 1.952 e suas alterações posteriores – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais; Lei Federal n.º 7.210, de 11 de Julho de 1984 (Institui a Lei de Execução Penal) e alterações posteriores; Lei Federal n.º 9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura) e alterações posteriores; Lei Estadual n.º 11.404, de 25 de Janeiro de 1994 (Contém Normas de Execução Penal); Lei Estadual nº 14.695, de 30 de julho de 2.003, que instituiu a carreira de Agente de Segurança Penitenciário; Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei n° 2.848/40 e suas alterações posteriores). Parte Especial – Título XI – Dos Crimes Contra a Administração Pública, Capítulo I. Dos crimes praticados por funcionário público contra administração em geral; Regulamento Disciplinar Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais (REDIPRI).

Disciplina de Raciocínio lógico

Raciocínio lógico: resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequencias (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

#Dica – É preciso se preparar. O conteúdo pode abranger, além da lógica, também o raciocínio quantitativo, que envolve a matemática. Os problemas mais comuns para concurso envolvem:

  • Verdade e mentira;
  • Certo ou errado;
  • Uso de conectivos;
  • Como fazer a negação de frases;
  • Uso da tabela-verdade;
  • Saber quem em um grupo de pessoas fala a verdade e quem fala a mentira;
  • Identificar através de dicas quem está vestindo tal roupa ou é casado com quem ou possui o carro tal;
  • Questões de análise combinatória como comissões misturando tantos homens e tantas mulheres;
  • Como enfileirar um grupo de pessoas para que duas permaneçam sempre juntas;
  • Questões de probabilidade condicional ou a probabilidade de você selecionar um grupo só de homens ou só de mulheres.

Prova de Redação

Conheça algumas sugestões de temas que possuem grande probabilidade de cair na redação do próximo concurso Agepen-MG, são eles:

  • Prisão em regime semiaberto praticamente não existe no Brasil, casas do albergado deveriam ser estabelecimentos destinados ao cumprimento de pena em regime aberto, assim como penitenciárias deveriam ser estabelecimentos destinados ao cumprimento de pena em regime fechado;
  • Quais as soluções para a crise no sistema penitenciário brasileiro?;
  • Violência juvenil nas cidades brasileiras;
  • Sociedade civil e a “Justiça com as próprias mãos”;
  • Porte de armas e o estatuto do desarmamento;
  • Estupro coletivo, uma barbárie social;
  • Tráfico organizado, o destruidor social;
  • Manifestações sociais e a destruição do patrimônio público;
  • Combate ao racismo virtual;
  • Segurança nacional nos eventos esportivos;
  • Abuso da autoridade policial.

O candidato deverá elaborar um texto que deve conter o mínimo de 20 (vinte) linhas e o máximo de 30 (trinta) linhas.

Teste de aptidão física (TAF)

  • Barra fixa dinâmica para homens e flexão de braços para mulheres;
  • Flexão abdominal remador em 1 minuto para ambos os sexos;
  • Corrida de 12 minutos para ambos os sexos.

» download apostila agente penitenciário mg «

Como estudar concurso Agepen MG

Motivação e dedicação são as palavras-chave para a aprovação! Portanto:

  • Mantenha uma rotina organizada e periódica de estudos, este é o caminho correto para que você realmente aprenda e melhore seus resultados nas provas.
  • A periodicidade do estudo é fundamental para que aconteça a assimilação do conteúdo visto, só assim seu aprendizado será eficaz.
  • O ideal é resolver o maior número de exercícios possível e rever o conteúdo com frequência, caso contrário, você corre o risco de esquecer tudo aquilo que estudou.
  • Mantenha um ritmo de exercícios físicos (mínimo de 2 ou 3 vezes por semana), para que no momento do teste de aptidão física (TAF), você esteja bem preparado.
  • Revise sempre os assuntos estudados da semana, faça resumos pequenos e objetivos isso fixará em sua mente todo o conteúdo aprendido.
  • A qualidade do material didático utilizado nos estudos é de suma importância para uma aprendizagem efetiva. Escolha bem o seu material!
  • Quando a preguiça ou a vontade de sair com os amigos bater forte, seja persistente e mantenha o foco nos estudos. A recompensa pelos seus esforços virá mais rápido do que você imagina!

Bons estudos!

Você também pode gostar...