O que cai na prova Concurso TRE-RJ

Saiu o tão esperado edital para o concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) com vagas para Técnicos e Analistas, níveis médio e superior, respectivamente. Se você está aguardando uma boa oportunidade não pode perder mais tempo, portanto inicie sua preparação e ingresse numa carreira com ótimos salários e ainda garantia de estabilidade. 😉

O edital vem com a oferta de 11 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva. De acordo com o documento as inscrições começam no dia 06 de setembro e vão até 28 de setembro, podendo ser realizadas no site da organizadora, Consulplan.

As provas objetivas e discursiva (redação ou estudo de caso) estão previstas para serem realizadas no dia 26 de novembro de 2017.

Ser aprovado(a) no concurso TRE-RJ não é nada fácil, exige muita preparação dos concursandos. Com isso é importante iniciar seus estudos agora. Intensifique sua preparação com materiais 100% focados no edital, confira:

» Apostila Técnico Judiciário – Área Administrativa
» Cursos Online – TRE-RJ

Com o objetivo de auxiliar você na conquista de uma vaga no concurso TRE RJ, vamos aqui descrever o conteúdo programático disponibilizado na minuta de edital abordando todos os assuntos da parte de conhecimentos básicos para que você se possa iniciar sua preparação. Mas atenção além do conteúdo básico é cobrado também nas provas o conteúdo específico tanto para o cargo de Analista quanto para Técnico.

Então vamos lá!

CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS:

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República): aspectos gerais da redação oficial; finalidade dos expedientes oficiais; adequação da linguagem ao tipo de documento; adequação do formato do texto ao gênero. Semântica e estilística: figuras de linguagem, sinonímia, antonímia, polissemia, denotação e conotação.

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES FEDERAIS: Lei nº 8.112/90 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União) e alterações: Das disposições preliminares; Do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remuneração; das vantagens; das férias; das licenças; dos afastamentos; das concessões; do tempo de serviço; do direito de petição. Do regime disciplinar: dos deveres e proibições; da acumulação; das responsabilidades; das penalidades; do processo administrativo disciplinar. Lei 8.429/92 (Improbidade Administrativa) e alterações. Lei 9.784/99 (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal).

REGIMENTO INTERNO TRE/RJ: Do Tribunal. Da Organização do Tribunal; Da Ordem do Serviço no Tribunal; Do Processo no Tribunal; Dos Juízes Eleitorais; Do Registro dos Órgãos Diretivos; Das Eleições; Da Multa Administrativa Eleitoral; Das Custas Processuais, do Preparo, das Certidões e das Despesas na Reprodução de Documentos; Das Disposições Gerais e Transitórias.

ÉTICA: RESOLUÇÃO Nº 948/2016 (Institui o Código de Ética do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro).

NOÇÕES DE GESTÃO ESTRATÉGICA, DE PROJETOS E DE PROCESSOS: Gestão Estratégica: conceitos, objetivos estratégicos, indicadores e iniciativas. Desafios para a estratégia. Transformação estratégica. Análise dos ambientes externos e internos. Formulação de estratégias. Planejamento estratégico: Metodologia de planejamento estratégico. BSC (Balanced Scorecard). A implantação da gestão estratégica. Gestão de Projetos: conceitos. O projeto e a organização administrativa. Planejamento e controle de projetos. Acompanhamento de projetos. Gerenciamento de projetos usando a metodologia do PMI. Gestão de Processos: conceitos básicos. Instrumentos de análise de gestão de processos. Gestão de pessoas nas organizações. Conceitos, importância.

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE: Conceito de Desenvolvimento Sustentável. Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável: Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça. Critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações: Decreto nº 7.746/2012.

NOÇÕES SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOA COM DEFICIÊNCIA: Lei nº 13.146/2015. Resolução CNJ nº 230/2016. Decreto nº 3.298/1999, Lei nº 10.048/2000, Lei nº 10.098/2000, Decreto nº 5.296/2004.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA (EXCETO PARA OS CARGOS DE ANALISTA APOIO ESPECIALIZADO ANÁLISE DE SISTEMAS, TÉCNICO JUDICIÁRIO  APOIO ESPECIALIZADO  OPERAÇÃO DE COMPUTADORES E TÉCNICO JUDICIÁRIO  APOIO ESPECIALIZADO  PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS): Conhecimentos básicos de microcomputadores PC  Hardware. Noções de Sistemas Operacionais Windows. Noções dos processadores de texto MS-Word e LibreOffice Writer para Windows. Noções das planilhas de cálculo MS-Excel e LibreOffice Calc. Noções básicas de Banco de dados. Comunicação de dados. Conceitos Gerais de Equipamentos e Operacionalização. Conceitos básicos de Internet.

RACIOCÍNIO LÓGICO (APENAS PARA OS CARGOS DE ANALISTA APOIO ESPECIALIZADO ANÁLISE DE SISTEMAS, TÉCNICO JUDICIÁRIO APOIO ESPECIALIZADO OPERAÇÃO DE COMPUTADORES E TÉCNICO JUDICIÁRIO  APOIO ESPECIALIZADO  PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS): Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

RESOLUÇÕES (APENAS PARA O CARGO DE ANALISTA APOIO ESPECIALIZADO ANÁLISE DE SISTEMAS, TÉCNICO JUDICIÁRIO APOIO ESPECIALIZADO OPERAÇÃO DE COMPUTADORES E TÉCNICO JUDICIÁRIO APOIO ESPECIALIZADO PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS): Resolução nº182/2013 e nº 211/2015, do Conselho Nacional de Justiça.

ARQUIVOLOGIA (APENAS PARA OS CARGOS DE TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA E TÉCNICO JUDICIÁRIO APOIO ESPECIALIZADO ENFERMAGEM): Arquivística: Conceitos e princípios. Organização de Arquivos; Teoria das Três idades; Classificações em arquivos. Classificações dos arquivos. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: diagnósticos; arquivos correntes, intermediários; protocolos; avaliação de documentos; arquivos permanentes; Diplomática. Tipologias documentais e suportes físicos: microfilmagem; automação; preservação, conservação e restauração de documentos. Documentos eletrônicos (digitais): conceitos e definições.

» Clique aqui e confira TOTALMENTE GRATUITO um curso para o TRE-RJ. «

Classificados concurso TRE-RJ

O TRE-RJ, não diferente de outros tribunais, nomeará muitos aprovados ao longo da validade do certame, isso fica claro ao verificarmos o edital com nada menos que 1.900 candidatos que serão habilitados e terão as provas discursivas corrigidas, confira:

TRE-RJ

TRE-RJ

Como estudar para o concurso TRE-RJ?

Se seu sonho é ser aprovado(a) no concurso TRE-RJ é preciso iniciar sua preparação agora. Pois a concorrência será grande e você precisa estar preparado(a) para passar na frente de seus concorrentes.

Foque no edital publicado, estude as disciplinas que serão cobradas e treine realizando questões da banca Consulplan que será a responsável pelo certame. Crie um plano de estudos semanal, distribua as disciplinas e reserve um dia para as revisões e realização de exercícios.

Bons estudos! 😃

Você também pode gostar...