O que faz um Técnico Bancário

o-que-faz-tecnico-bancario2

Descrição do Cargo 

O cargo de Técnico bancário tem a missão de realizar diversas atividades, sendo uma delas administrativa entre outras atribuídas ao cargo que estão citadas abaixo:

  • Realizar de atividades administrativas destinadas a prestação de atendimento aos clientes e ao público em geral;
  • Realização de operações diversas, como a execução de atividades bancárias e administrativas, incluindo a comercialização de produtos e serviços;
  • Realização de cálculos numéricos;
  • Realizar inserção e consulta de dados em sistema operacionais de informação, auxiliando na sua manutenção e em seu  perfeiçoamento;
  • Realização de operações e caixa, quando habilitado, de forma a contribuir para realização de negócios, e o bom desempenho e satisfação dos clientes internos e externos. 

Rotina de Trabalho

Durante o dia a dia de trabalho o Técnico Bancário pode exercer diversas funções que são atribuídas para aperfeiçoamento do cargo e do ambiente de trabalho, dentre elas estarão:

  • Realizar atendimento aos clientes internos e externos e sempre que precisar fornecer informações em casos de dúvidas desses clientes e do público;
  • Contribuir para o bom andamento da unidade realizando atividades administrativas;
  • Realizar funções sobre computadores e outros equipamentos;
    Acompanhar processos administrativos e relatar o que ocorrer neles;
  • Realizar cálculos diversos referentes a operações, programas e serviços da unidade;
  • Fazer a elaboração de correspondências internas ou destinadas à cliente e o público;
  • Dar andamento em processos e documentos que são encaminhados dentro do órgão;
  • Realizar edições de textos e planilhas, arquivos, pesquisa cadastral de clientes e funcionários e controle de protocolo;
  • Elaborar mapas, gráficos, relatórios e outros documentos que forem solicitados.

Media Salarial 

O cargo de Técnico Bancário oferece um crescimento profissional bem rápido, o que acarreta de uma média salarial sempre ativa em relação ao aumento. Por exemplo, após os 90 dias de estágio probatório a remuneração oferecida inicialmente que era de R$ 2.025,00 passa ser de R$ 3.329,00, pois conta com uma gratificação por ter sido aprovado no estágio. O aumento de salário também pode ocorrer devido à realização de um curso superior que pode ser seguido de um mestrado e doutorado ou um curso de língua estrangeira. Tudo que for de crescimento profissional ao servidor e a unidade que consequentemente resulta em maiores resultados positivos pode levar a um aumento salarial.

Plano de Carreira

Os planos de carreiras atribuídos aos cargos de Técnicos Bancários são sempre muito atrativos, já que proporcionam muitos benefícios e crescimento profissional no seu ambiente de trabalho.

Os quadros de funcionários nessas unidades estão sempre em constante crescimento e renovação. Os funcionários sempre poderão contar com aumento de salários através de progressão ou por promoção.

A progressão se caracteriza pela movimentação do empregado na faixa salarial do seu cargo e depende de critérios de antiguidade e desempenho. No critério de antiguidade o empregado terá aumento de salário de 1% anualmente que será calculado sobre o seu salário base. No critério de desempenho o empregado terá aumento salarial condicionado a cada 2 anos.

Já a promoção se caracteriza pela alteração de cargo ocupado para outro de maior classificação que pode depender de pré-requisitos como, existência de vaga, aprovação em processo seletivo entre outros diversos.

Contudo o servidor bancário terá constante evolução de crescimento em qualquer unidade que trabalhar, já que a prioridade é a evolução da empresa e de seus funcionários.

Carga Horária

o-que-faz-um-tecnico-bancario

Em média a jornada de trabalho de um Técnico Bancário novo é de 6 horas diárias, o que resulta em 30 horas semanais trabalhadas. Entretanto pode ocorrer possibilidade de realizar horas extras devido a um trabalho que lhe foi dado. Isso proporciona horas a mais no banco de horas da empresa, que pode decidir entre lhe pagar essas horas ou lhe autorizar a retirada em partes dessas horas. Porém essas horas a mais não podem exceder um total de 2 horas por dia de acordo com a lei, caso isso seja descumprido a empresa poderá sofrer consequências, que podem resultar em multas e entre outas punições.

Nível de Escolaridade

Para se candidatar ao cargo de Técnico bancário novo é necessário que o candidato possua apenas certificado de conclusão do ensino médio devidamente registrado, expedido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos de Educação.
Apesar de ser apenas esse o requisito mínimo o candidato precisa ter no mínimo um conhecimento básico suficiente sobre técnicas bancárias que será uma das disciplinas aplicada na prova e que possui a maior quantidade de pontuação.

Benefícios do Cargo

O cargo de Técnico Bancário traz além do salário que sofre aumento constante, diversos benefícios que na maioria das vezes é o principal atrativo neste certame. O certame possibilidade além do desenvolvimento profissional, a participação nos lucros e nos resultado da unidade de Trabalho.
Possibilita a participação em planos de saúde e em plano de previdência complementar. O plano de saúde inclui dependentes do servidor. Proporciona auxilio refeição /alimentação e Auxilio cesta que é dado mensalmente para cada servidor de todas as áreas.
Possibilidade de o servidor participar de programas que eleva a escolaridade e o desenvolvimento profissional que traz ainda mais um melhor preparo e conhecimento para exercer as funções.
Além de todos esses benefícios o contrato de trabalho é regido pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho que proporciona ao servidor direito a FGTS entre outras diversas vantagens.

Nível de Concorrência para o Cargo

O último concurso realizado em 2014 bateu recorde de inscritos para o cargo de Técnico Bancário parcialmente foram mais de um milhão e oitocentas inscrições realizadas. Sendo um dos cargos mais concorridos do certame devido ao nível de escolaridade exigido o candidato que deseja ingressar nesta carreira deve se preparar o quanto antes para o concurso. A cada ano que passa a concorrência tende a ser maior que o último concurso devido à facilidade de acesso a conclusão do ensino médio que ocorre.
O concursando deve correr contra o tempo e buscar as disciplinas do último concurso realizado para se basear nos estudos para o atual concurso que está para sair.

Perfil para o Cargo

O candidato que deseja ingressar no certame de Técnico Bancário, deve estar ciente que momento nenhum é um cargo fácil por ser nível médio. O candidato precisa se esforçar ao máximo para atender a todos os requisitos que lhe são passados durante os primeiros 90 dias de treinamento onde lhe são dados todo o suporte para entender a área que irá atuar. Após esses 90 dias o candidato será dirigido a sua área de atuação onde aplicará tudo que aprendeu. É necessário ter curiosidade de aprendizado, pois o dia a dia em um banco é bastante cansativo ainda mais se sua função for atender ao público. É necessário que o candidato tenha pelo menos o básico conhecimento comercial para aplicar diretamente a sua função de Técnico Bancário.

Requisitos para o Cargo

O requisito mínimo para este cargo que é possuir certificado de conclusão de ensino médio completo. Esse é o requisito exigido para poder se candidatar ao cargo, entretanto o candidato deve possuir outros requisitos mínimos para contratação após a aprovação, segue os mais importantes abaixo:

  • Ser aprovado no concurso público e estar apto nos exames médicos;
  • Ser de nacionalidade brasileira ou portuguesa, caso portuguesa deve estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Ter no mínimo 18 anos de idade;
  • Estar correto com os direitos políticos;
    Estar correto com as obrigações militares;
  • Possuir porte físico e mental pra o exercício que o cargo irá exigir;
  • E a mais importante não haver mantido relação empregatícia com a unidade cuja foi encerrada por motivos capitulados no art. 482 da CLT, ou qualquer outro motivo como a rescisão por justa causa.

O cargo de Técnico Bancário exige considerável conhecimento nas disciplinas bancárias que é uma das que contam com maior valor de pontuação na prova aplicada pelas bancas organizadoras do certame e que é a mais aplicada no dia a dia no setor de trabalho de um Técnico Bancário Novo.

Concursos previstos na área Bancária

Você também pode gostar...