Redação Discursiva será DECISIVA em sua aprovação no Concurso Hemocentro-DF 2017

Você que está se preparando para o Concurso do Hemocentro-DF 2017, deve ter atenção especial com Redação Discursiva, já que essa prova é eliminatória e nela você deve alcançar como pontuação mínima 60% (6 pontos).

Muitas vezes damos grande atenção para a Prova Objetiva, o que não está errado, porém nos descuidamos da Redação Discursiva que é de extrema importância, ainda mais no caso do Hemocentro-DF.

O professor Marcondes Júnior falou sobre esse tema, onde aponta um erro cometido por grande parte dos concursandos que se prepararam para o Concurso Hemocentro-DF. Veja:

A prova discursiva, será aplicada no mesmo dia, turno e dentro dos prazos previstos para a realização da prova objetiva, portanto, você deve organizar bem seu tempo e ter em mente técnicas avançadas para elaboração de uma Redação nota Máxima, assim como o Professor Marcondes Júnior ensina no Curso Redação Discursiva para o Hemocentro-DF.

A prova discursiva  apresenta objetivos diferentes para os candidatos, isso de acordo com o cargo escolhido:

Analista  de Atividades do Hemocentro

A prova discursiva terá o objetivo de avaliar os  conhecimentos específicos, pertinentes a cada especialidade, constantes do conteúdo programático e, ainda, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. 

Técnico de Atividades  do Hemocentro

A prova discursiva terá o objetivo de avaliar, com base em temas selecionados a partir dos conhecimentos básicos constantes do conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. 

A prova terá pontuação máxima de 10 pontos e como informamos acima, você deverá tirar no mínimo 6 para não ser eliminado, por isso roforçamos que você foque na preparação para a parte objetiva discursiva da prova, não negligenciando nem uma das duas. A Vestcon te ajuda nos dois casos, através da apostila com qualidade Vestcon e Curso Online de Redação Discursiva totalmente focado na banca Iades.

Outras informações Importantes

De acordo com o edital, você deve ficar atento(a) aos seguintes pontos:

  • A prova discursiva deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, não sendo permitida a interferência e(ou) a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato com deficiência, se a deficiência impossibilitar a redação pelo próprio candidato, e de candidato que solicitou atendimento especial, observado o disposto no item 7 deste edital. Nesse caso, o candidato será acompanhado por um fiscal do IADES devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.
  • A folha de texto definitivo da prova discursiva não poderá ser assinada ou rubricada, nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da prova discursiva do candidato. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição de texto definitivo acarretará a anulação da prova do candidato.
  • A folha de texto definitivo será o único documento válido para a avaliação da prova discursiva.
  • A folha para rascunho, contida no caderno de provas, é de preenchimento facultativo e não valerá para tal finalidade.
  • A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e(ou) descritivo, com extensão mínima de 20 (vinte) linhas e máxima de 40 (quarenta) linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão. 
  • O candidato receberá nota zero na prova discursiva em casos de fuga ao tema, de haver texto com quantidade inferior a 20 (vinte) linhas, de não haver texto ou de identificação em local indevido

Sobre a Avaliação da Redação Discursiva Hemocentro-DF

No texto avaliado, a adequação ao tema, a argumentação, a coerência e a elaboração crítica, totalizarão a pontuação relativa ao domínio do conhecimento específico (DCE), assim distribuídos:

  • Tema / Texto (TX), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual;
  • Argumentação (AR), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a especificação do tema, o conhecimento do assunto, a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e a apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo;
  • Coerência Argumentativa (CA), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Será verificada a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que dela se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem);
  • Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.

 

Desta forma, DCE (domínio do conhecimento específico) = TX + AR + CA + EC.

 

  • A avaliação do domínio da modalidade escrita da língua portuguesa totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos como acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação.
  • Para o texto dissertativo e(ou) descritivo, será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato.
  • Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima permitida.
  • Para cada candidato, será calculada a pontuação final na prova discursiva (PPD) da seguinte forma: PPD = DCE – ((NE/TL) x 2).
  • Será atribuída nota zero ao candidato que obtiver PPD < 0,00.
  • Será eliminado e não terá classificação alguma no concurso público o candidato que obtiver pontuação final na prova discursiva (PPD) inferior a 6 (seis) pontos, ou seja, PPD < 6,00.

A Vestcon vai te ajudar a tirar NOTA MÁXIMA em Redação Discursiva, para isso, estamos lançando um Curso totalmente focado em Redação Discursiva e no estilo de correção da banca Iades. Neste Curso, você contará com toda a experiência do Professor Marcondes Júnior, aprovado no Senado Federal em 2012 para Revisor de Textos; Mestre em análise do Discurso pela Universidade Federal de Goiás, professor que já ajudou milhares de alunos a conquistarem a sonhada vaga como servidor público! Clique aqui e saiba mais.

 

Você também pode gostar...